Educação Infantil

Nosso objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

A educação infantil é a fase que mais encanta a criança. O Liceu Contemporâneo valoriza e estimula o aprendizado, respeitando os limites, as diferenças, as descobertas e a história de cada um.
No Liceu a aprendizagem de conceitos é muito importante, assim como o processo de socialização. A aprendizagem e o processo de socialização ocorrem simultaneamente como duas faces de uma mesma moeda:

• Primeiros conflitos;
  • Primeiras percepções das diferenças;
  • Saída do egocentrismo e o amadurecer para perceber o outro. Esse movimento de percepção do outro traz sentimentos de alegria, tristeza, birra, raiva…
  • Ações que se dão na convivência, no brincar, no encantar, e no gargalhar.

O diferencial do Liceu é o vínculo que estabelecemos com as famílias e toda atenção individual no desenvolvimento de cada criança. Uma rotina sistematizada, um ambiente escolar acolhedor e motivador, e o respeito à diversidade dos alunos, são partes integrantes da nossa proposta.

FAIXA ETÁRIA DE ATENDIMENTO

Mini Maternal Crianças de 1 ano e 10 meses a 3 anos
Maternal Crianças de 3 a 4 anos
Nível I Crianças de 4 a 5 anos
Nível II Crianças de 5 a 6 anos

Mini Maternal: Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

Maternal: Nesta idade, trabalhamos no desenvolvimento integral da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Nível I: Através de uma evolução harmoniosa, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório). Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

Nível II:  Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o domínio das quantidades numéricas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS PERÍODOS
PERIODOS MANHÃ 7h 30 às 11h 30 ou 7h às 12h
TARDE 13h às 17h ou 13h às 18h
OFERTAS DE TURMAS
Mini maternal 2 anos Manhã e Tarde
Maternal 3 anos Manhã e Tarde
Nível I 4 anos Manhã e Tarde
Nível II 5 anos Manhã e Tarde

Projetos

O planejamento dos conteúdos pedagógicos é organizado através de projetos criados pela equipe pedagógica do Liceu Contemporâneo. Todo o conteúdo trabalhado, gira em torno de um contexto e uma história norteadora de todos os eixos temáticos.
Os projetos acontecem bimestralmente. São registrados através de portfólios produzidos pelas crianças e apostilas produzidas pela equipe pedagógica e adaptada ao projeto do bimestre vigente.
São integrados aos projetos, as oficinas:

• Roda da novidade;
  • Clube da leitura;
  • Culinária;
  • Lanche coletivo;
  • Musicalização,
  • Aulas de inglês;
  • Aulas de educação física;
  • Dia do brinquedo;
  • Festa dos aniversariantes do mês;
  • Passeios pedagógicos;
  • Trabalhos manuais.

Avaliação

A avaliação é um processo dinâmico que inclui o cotidiano escolar, a observação e o desenvolvimento de cada aluno.
Analisamos em uma ficha individual o desenvolvimento cognitivo, emocional e de coordenação motora.
Ao final de cada bimestre, entregamos um relatório para cada família, assim como uma pasta com os portfólios produzidos ao longo do bimestre.
Temos como objetivo informar e orientar às famílias aspectos da construção do saber de cada criança.