Orientações Gerais

Informações úteis aos pais

Acompanhamento do aluno pelas famílias:

Para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, as famílias poderão acompanhar o desempenho escolar de seus filhos através das reuniões bimestrais com os professores, previstos em calendário, quando serão entregues os boletins. Além disso, em caso de necessidade, a família poderá agendar um encontro com a coordenação pedagógica ou ainda com o(a) professor(a) turma em seus horários de permanência, para isso basta solicitar o encontro utilizando o recado pela agenda escolar.

Pontualidade

A observância da pontualidade colabora no desenvolvimento da responsabilidade e do bom desempenho escolar de nossos alunos. É de fundamental importância o cumprimento dos horários estabelecidos para a entrada e saída no período letivo.

Solicitamos que os alunos cheguem ao Colégio com 10 minutos de antecedência, evitando assim maiores transtornos, e que os pais e/ou responsáveis que buscam os seus filhos, o façam pontualmente ou comuniquem o Colégio caso haja atraso.

Achados e perdidos

Insistimos para que os alunos não tragam para a escola objetos de valor, nem deixem seus pertences no pátio ou demais ambientes da escola. Para facilitar a localização e a devolução, marque todo o material de seu(sua) filho(a), inclusive uniforme, com nome e turma. Para localizar ou entregar algum objeto perdido procure a recepção ou o monitor de alunos.

Uniforme

É um meio de segurança, socialização e identificação. A Escola exigirá uniforme completo no modelo adotado em quaisquer atividades, passeios ou presença no cotidiano escolar: camiseta e bermuda padrão ou ainda bermuda em tactel ou moleton e calça jeans nas cores preta ou azul marinho sem estampas.

Para a prática de Educação Física é necessário o uso de shorts, agasalho ou bermuda, acompanhado de camiseta e tênis, sendo vedados o uso de calça jeans e chinelo.

Desembarque de alunos

Para as famílias que se utilizarem do recuo que a escola possui para o desembarque de alunos, reforçamos algumas orientações. São elas:

• O desembarque deverá acontecer pela porta traseira, do lado esquerdo do veículo;
  • A mochila com o material escolar deve estar ao lado da criança (não a deixe no porta malas);
  • O motorista não deve descer do veículo, haverá no recuo de desembarque um colaborador que abrirá a porta do veículo, para os que precisarem deste apoio.
  • Evite despedidas prolongadas ou avisos neste momento;
  • Pare o seu veículo o mais à frente possível, permitindo que outros veículos possam realizar o desembarque ao mesmo tempo;
  • Dirija com atenção dando preferência aos pedestres, sejam pacientes com os demais motoristas e respeitem as normas e orientações.
  • No final do período, estacione o seu veículo nas imediações e caminhe até o portão de saída.

Composição das classes

A formação de turmas é de exclusiva competência do Colégio. Não são permitidas exigências dos pais para trocarem alunos de turmas. As classes são heterogêneas obedecendo aos critérios educacionais e respeitando as indicações do conselho de classe estabelecidas pelas professoras e assessoras dos Núcleos Psicopedagógicos.

Celulares

Não é permitido o uso de celulares no decorrer das aulas e demais ambientes de estudos e pesquisas. Os aparelhos deverão permanecer desligados e guardados até o final do período.

Presença de aluno em período contrário

É importante garantir a produtividade dessa presença. Só poderão permanecer no recinto da escola os alunos que, uniformizados, tenham declarada atividade a ser cumprida: plantão de dúvidas, oficinas, ensaios e uso da biblioteca, sempre com a supervisão de um professor.

Saídas antecipadas

Para ausentar-se do Colégio durante as aulas, o aluno deve apresentar autorização escrita e assinada pelos pais e/ou responsáveis, via agenda.

Recuperação de aprendizagem

A recuperação é uma ação continuada e simultânea, acionada pelo professor em suas aulas sempre que um aluno não alcançar o nível de aprendizagem esperado. Também são oferecidas semanalmente aulas de apoio em matemática e língua portuguesa, para alunos que necessitarem ou ainda na forma de recuperação paralela, oferecida ao final dos bimestres, em datas já previstas no calendário, para os alunos que não alcançarem a média 7,0.

Prova substitutiva

É assegurada ao aluno que, por motivo justificado, ficar impedido de realizar a avaliação na data estabelecida em calendário. Para fazer a prova em outra data, o aluno deverá:

1. Solicitar requerimento na secretaria, no prazo máximo de 48h;
  2. Pagar a taxa estipulada na tesouraria para cada prova solicitada;
  3. Após o pagamento correspondente, o aluno apresentará o canhoto com a autorização ao(s) professor(es) que confirmarão a data de aplicação da prova (confira no calendário escolar as datas reservadas para a prova substitutiva);