Alunos dos 7ºs anos viajam para Barra Bonita e visitam eclusa

Os alunos dos 7ºs anos do Liceu Contemporâneo tiveram uma experiência enriquecedora durante a viagem pedagógica para Barra Bonita, onde puderam conhecer a imponente eclusa e aprender sobre o funcionamento desse importante sistema de navegação.

Explorando Barra Bonita

Barra Bonita é uma cidade encantadora situada no interior de São Paulo, conhecida por suas belezas naturais e pelo Rio Tietê, que corta a região. Durante a viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de desfrutar das atrações turísticas locais, como passeios de barco, caminhadas ao ar livre e visitas a pontos históricos da cidade.

A visita à eclusa

Um dos momentos mais aguardados dessa viagem foi a visita à eclusa, um impressionante sistema utilizado para a transposição de embarcações de diferentes níveis de água em rios com desnível. Os alunos puderam entender na prática como o mecanismo da eclusa funciona, observando o enchimento e esvaziamento das comportas, o movimento da água e os cuidados necessários para a navegação segura.

Aprendizados valiosos

Além de contemplar a engenharia e a tecnologia por trás da eclusa, essa visita proporcionou aprendizados valiosos aos estudantes. Eles puderam compreender a importância da conservação e preservação dos rios e seus ecossistemas, a relação entre a navegação fluvial e o desenvolvimento econômico, assim como a sustentabilidade e a utilização consciente dos recursos naturais.

Impactos positivos na formação dos alunos

A viagem pedagógica para Barra Bonita e a visita à eclusa tiveram um impacto significativo na formação dos alunos. Além de promover o aprendizado fora da sala de aula, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de convivência, solidariedade e respeito mútuo, fortalecendo os laços de amizade e a autonomia.

O Liceu Contemporâneo acredita que experiências como essa são fundamentais para a formação integral dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o despertar do espírito de equipe e a construção do conhecimento de forma mais significativa.

Os alunos retornaram à escola com uma bagagem de conhecimentos e vivências que certamente irão impactar suas trajetórias acadêmicas e pessoais. A experiência da viagem pedagógica certamente ficará marcada em suas memórias como um momento inesquecível de aprendizado e diversão.

Confira também algumas fotos dessa incrível viagem pedagógica em nossa galeria de imagens!

Se você é aluno ou pai/mãe de aluno do Liceu Contemporâneo conte para nós: como foi a experiência da viagem pedagógica para Barra Bonita? Deixe seu depoimento nos comentários!