Caráter ácido ou básico?!

Você já ficou na dúvida ao comprar algum produto de limpeza, cosmético, bebida ou alimento? Como escolher a marca A ou B?

Cada produto que consumimos tem pelo menos um ingrediente principal, espécie química, responsável por sua ação ou funcionamento. Uma das questões importantes é a classificação atribuída ao produto quanto ao caráter ácido-base das espécies químicas presentes para compreender os efeitos e a aplicação do material.

Os indicadores ácido-base são substâncias, naturais ou sintéticas, capazes de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico.

Na proposta da aula de Química, do itinerário Engenharia, Ciências e Saúde, os alunos deveriam realizar uma atividade experimetal para conhecer o funcionamento de 6 tipos diferentes de indicadores e utilizá-los na determinação do caráter ácido-base dos mais diversos produtos de uso doméstico selecionados pela turma.

Confira as fotos a seguir: