Construção de Polígonos – 7os 8os anos

Esse trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos alunos, dos 7ºs e 8ºs anos juntamente com o professor Matemática, dentro do projeto de utilização do Espaço Maker.

A proposta da oficina foi organizar uma sequência didática para a construção de polígonos regulares com os alunos cujas construções desenvolvidas produzissem a relação entre a Geometria e a Arte. Esta oficina teve como objetivos possibilitar a compreensão dos conceitos de polígonos regulares por meio da construção prática e da visualização, além de estimular a criatividade dos alunos.

As construções ocorreram durante as aulas de Matemática, buscando sempre instigar os alunos a participarem da atividade explorando seus conhecimentos prévios e buscando ampliá-los para novos conceitos matemáticos. O trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de geometria plana, mais especificamente, para a construção de conceitos relativos ao estudo dos polígonos para alunos do Ensino Fundamental. Na prática pedagógica fazemos uso de materiais concretos, de pesquisa na internet e atividade prática com a intenção de qualificar e significar a aprendizagem do aluno. Essa atividade foi fundamentada em uma metodologia ativa, onde o aluno é protagonista da construção do saber.

Importante ressaltar que tais habilidades estão preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de oportunizar ao aluno reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

O resultado foi surpreendente e proporcional ao envolvimento dos alunos.

Parabéns aos alunos e ao professor pelo significativo e belíssimo trabalho!“Não ensino meus alunos. Crio a condição para que aprendam”. (Albert Einstein)