CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR-SE E CONHECER-SE
Nosso objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades, do seu corpo, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
NO LICEU, CADA DIA É UMA OPORTUNIDADE PARA CONVIVER, BRINCAR E DESCOBRIR
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica é o início e o fundamento do processo educacional.
Visa o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Esta etapa complementa a ação da família e da comunidade, preparando a criança para o exercício da cidadania.
É um período fundamental para o desenvolvimento de competências sociais, motoras e cognitivas que serão essenciais para o futuro escolar da criança.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
Descobrir o Mundo e a Si Mesmo, Brincando e Convivendo
Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil. Intencionalidade que consiste na organização e proposição, de experiências que permitam às crianças conhecerem a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.
O Liceu Contemporâneo em sua proposta pedagógica, oportuniza às crianças esse desenvolvimento integral através do acolhimento, afetividade e vivências a partir dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento organizados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
É nessa concepção que o planejamento das atividades e projetos são elaborados e desenvolvidos na Educação Infantil na Educação Infantil.
Os alunos vivenciam, experimentam e constroem conhecimento durante o seu trajeto educacional que será a base de toda a sua vida escolar.
Horário de funcionamento dos períodos
| Manhã | 7h15 às 11h45 |
| Tarde | 13h15 às 17h45 |
Ofertas de turmas
| Mini Maternal | 2 anos | Manhã e Tarde |
| Maternal | 3 anos | Manhã e Tarde |
| Nível I | 4 anos | Manhã e Tarde |
| Nível II | 5 anos | Manhã e Tarde |
Projetos
Os projetos na Educação Infantil estão integrados à proposta pedagógica, desenvolvidos trimestralmente e semestralmente, através da contextualização de um tema, passando por vivências e produções de trabalhos dos alunos, mediadas pelo professor.
A culminância dos projetos acontece com a exposição das produções dos alunos e interação com as famílias de forma lúdica, compartilhando conhecimentos e aprendizados.
• Projeto identidade
• Projeto de literatura
• Projeto Arte, Literatura, Música e Movimento
• Projeto de Saúde-Corpo e Nutrição
O que faz o Liceu Contemporâneo ser diferente?
Diferenciais
• O vínculo que estabelecemos com as famílias e toda atenção individual no desenvolvimento de cada criança;
• Uma rotina sistematizada, um ambiente escolar acolhedor, afetivo, seguro e estimulante;
• O respeito à diversidade dos alunos, são partes integrantes da nossa proposta pedagógica e vivência prática no dia a dia ;
• Salas climatizadas com recursos de multimídia, decoradas com painéis que exploram o universo infantil tornando o ambiente alegre;
• Mobiliário das salas de aula, refeitório, banheiros, bebedouro e lavatório adequado para a faixa etária;
• Sala de judô, balé e música;
• Programa ampliado de Inglês a partir de 2 anos, oportunizando a imersão na língua inglesa;
• Aulas semanais de música, balé e judô dentro do horário regular das aulas com profissionais especialistas e qualificados em espaço específico sem custo adicional para as famílias;
• Cardápio do lanche organizado por nutricionista priorizando alimentos saudáveis e nutritivos;
• Convênio com a Medicar;
• Contraturno no período da tarde para alunos que estão no ensino regular no período da manhã, com uma programação de atividades recreativas, artísticas, tarefas, brincadeiras dirigidas e livres; ambiente acolhedor, seguro e estimulante para que possam aprender e se desenvolver de forma integral;
• Professores aptos a atender as necessidades individuais de cada criança, proporcionando uma educação personalizada e de qualidade;
• Espaço de recreação que permite atividades livres e dirigidas;
• Biblioteca;
• Refeitório;
• Sala de Arte;
• Segurança nos horários de entrada e saída no período da manhã e da tarde;
• Monitoramento por câmera nos espaços internos (salas de aula, corredores, salas do setor pedagógico e administrativo);
• Lanche coletivo com pagamento de taxa mensal, que proporciona uma alimentação saudável;
• Coordenadora pedagógica em tempo integral para atendimento aos alunos, professores e famílias;
• Reunião de pais trimestralmente para acompanhamento do desenvolvimento do aluno pelas famílias.
Avaliação
A avaliação é um processo dinâmico que inclui o cotidiano escolar, a observação e o desenvolvimento de cada aluno.
Ao longo do trimestre são observados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno em cada campo de experiência. Ao final de cada trimestre entregamos um relatório individual com os avanços na aprendizagem e desenvolvimento para cada família com o portfólio de atividades produzidas ao longo do trimestre.
No último trimestre é apresentado um relatório descritivo com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que foram alcançados pelo aluno(a) durante o ano letivo.