Transformando o Futuro Através da Educação de Excelência

Liceu Contemporâneo

Educação Infantil

CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR-SE E CONHECER-SE

Nosso objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades, do seu corpo, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

NO LICEU, CADA DIA É UMA OPORTUNIDADE PARA CONVIVER, BRINCAR E DESCOBRIR

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica é o início e o fundamento do processo educacional.
Visa o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Esta etapa complementa a ação da família e da comunidade, preparando a criança para o exercício da cidadania.

É um período fundamental para o desenvolvimento de competências sociais, motoras e cognitivas que serão essenciais para o futuro escolar da criança.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.

Descobrir o Mundo e a Si Mesmo, Brincando e Convivendo

Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil. Intencionalidade que consiste na organização e proposição, de experiências que permitam às crianças conhecerem a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.

O Liceu Contemporâneo em sua proposta pedagógica, oportuniza às crianças esse desenvolvimento integral através do acolhimento, afetividade e vivências a partir dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento organizados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

É nessa concepção que o planejamento das atividades e projetos são elaborados e desenvolvidos na Educação Infantil na Educação Infantil.

Os alunos vivenciam, experimentam e constroem conhecimento durante o seu trajeto educacional que será a base de toda a sua vida escolar.

Horário de funcionamento dos períodos

Manhã 7h15 às 11h45
Tarde 13h15 às 17h45

 

Ofertas de turmas

Mini Maternal 2 anos Manhã e Tarde
Maternal 3 anos Manhã e Tarde
Nível I 4 anos Manhã e Tarde
Nível II 5 anos Manhã e Tarde

Projetos

Os projetos na Educação Infantil estão integrados à proposta pedagógica, desenvolvidos trimestralmente e semestralmente, através da contextualização de um tema, passando por vivências e produções de trabalhos dos alunos, mediadas pelo professor.
A culminância dos projetos acontece com a exposição das produções dos alunos e interação com as famílias de forma lúdica, compartilhando conhecimentos e aprendizados.

• Projeto identidade
• Projeto de literatura
• Projeto Arte, Literatura, Música e Movimento
• Projeto de Saúde-Corpo e Nutrição

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENRIQUECEDORAS NOS PROJETOS

    • RODA DA NOVIDADE

    • CULINÁRIA

    • LANCHE COLETIVO

    • MUSICALIZAÇÃO

    • AULAS DE INGLÊS

    • TRABALHOS MANUAIS

    • RODA DE LEITURA

    O que faz o Liceu Contemporâneo ser diferente?

    Diferenciais
    • O vínculo que estabelecemos com as famílias e toda atenção individual no desenvolvimento de cada criança;
    • Uma rotina sistematizada, um ambiente escolar acolhedor, afetivo, seguro e estimulante;
    • O respeito à diversidade dos alunos, são partes integrantes da nossa proposta pedagógica e vivência prática no dia a dia ;
    • Salas climatizadas com recursos de multimídia, decoradas com painéis que exploram o universo infantil tornando o ambiente alegre;
    • Mobiliário das salas de aula, refeitório, banheiros, bebedouro e lavatório adequado para a faixa etária;
    • Sala de judô, balé e música;
    • Programa ampliado de Inglês a partir de 2 anos, oportunizando a imersão na língua inglesa;
    • Aulas semanais de música, balé e judô dentro do horário regular das aulas com profissionais especialistas e qualificados em espaço específico sem custo adicional para as famílias;
    • Cardápio do lanche organizado por nutricionista priorizando alimentos saudáveis e nutritivos;
    • Convênio com a Medicar;

    • Contraturno no período da tarde para alunos que estão no ensino regular no período da manhã, com uma programação de atividades recreativas, artísticas, tarefas, brincadeiras dirigidas e livres; ambiente acolhedor, seguro e estimulante para que possam aprender e se desenvolver de forma integral;
    • Professores aptos a atender as necessidades individuais de cada criança, proporcionando uma educação personalizada e de qualidade;
    • Espaço de recreação que permite atividades livres e dirigidas;
    • Biblioteca;
    • Refeitório;
    • Sala de Arte;
    • Segurança nos horários de entrada e saída no período da manhã e da tarde;
    • Monitoramento por câmera nos espaços internos (salas de aula, corredores, salas do setor pedagógico e administrativo);
    • Lanche coletivo com pagamento de taxa mensal, que proporciona uma alimentação saudável;
    • Coordenadora pedagógica em tempo integral para atendimento aos alunos, professores e famílias;
    • Reunião de pais trimestralmente para acompanhamento do desenvolvimento do aluno pelas famílias.

    Avaliação

    A avaliação é um processo dinâmico que inclui o cotidiano escolar, a observação e o desenvolvimento de cada aluno.
    Ao longo do trimestre são observados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno em cada campo de experiência. Ao final de cada trimestre entregamos um relatório individual com os avanços na aprendizagem e desenvolvimento para cada família com o portfólio de atividades produzidas ao longo do trimestre.
    No último trimestre é apresentado um relatório descritivo com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que foram alcançados pelo aluno(a) durante o ano letivo.