Feira de Profissões USP 2022

No dia 01 de setembro os alunos do Ensino Médio visitaram A Feira de Profissões da USP em São Paulo. A Feira USP e as Profissões é um evento anual destinado aos vestibulandos e aos demais interessados em conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo. Apresenta aos jovens do ensino médio como é a vida acadêmica de uma Universidade, informando dados importantes para uma escolha consciente de sua futura profissão. Ao mesmo tempo, o evento contribui para que o estudante, ao tornar-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP oferece.

• Este ano a Feira contou com a presença da FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular para que os alunos tirassem dúvidas e recebessem orientações sobre o vestibular e as formas de ingressar na Universidade de São Paulo.• O Instituto de Psicologia realizou a Oficina de Orientação Profissional para auxiliar os estudantes na reflexão sobre a escolha de um curso de graduação, processo que facilita a busca de informações referentes à carreira pretendida.

• O Show da Física procurou, por meio de atividades experimentais interativas, despertar o interesse dos estudantes pelo saber científico e motivá-los pelo fazer e participar a questionar o “porquê” de fenômenos físicos.

• O grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utilizou o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa.

• Célula Gigante: essa atividade, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, permitiu aos estudantes conhecer e interagir com o interior de uma célula e seus componentes, como o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras.

• O Giro Cultural é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que ofereceu ao público, durante o evento, passeios guiados gratuitos dentro da Cidade Universitária, a fim de divulgar à sociedade o patrimônio arquitetônico, científico e cultural da Universidade.

• Sala de bate-papo: conversas mais específicas com os docentes da Universidade, desde dúvidas sobre o curso e o ingresso na USP até os mais diversos temas em diferentes áreas do conhecimento. A Feira contou também com alguns food trucks com diversas opções de comidas e bebidas.