Liceu Contemporâneo promove projeto inspirador durante o mês do Setembro Amarelo

Palestras, divulgação de positividade e mensagens positivas fortalecem a campanha de prevenção ao suicídio no colégio

No mês de setembro, mês dedicado à conscientização da prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Liceu Contemporâneo promoveu um projeto inspirador envolvendo palestras, divulgação de positividade e entrega de mensagens positivas para todos os alunos.

Com o objetivo de conscientizar e promover a importância de cuidar da saúde mental, o projeto realizado no Liceu Contemporâneo durante o mês de setembro trouxe diversas atividades que buscavam envolver toda a comunidade escolar.

A principal atividade realizada foram as palestras ministrada pelo Orientador Educacional Prof. Vitor Romero. Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de discussões enriquecedoras sobre os principais sinais de alerta do suicídio, além de receberem orientações sobre como apoiar e buscar ajuda para si próprios ou para seus colegas.

Além disso, uma campanha de divulgação de positividade utilizando Post-it foi realizada pelos próprios estudantes do Ensino Médio. O projeto consistia em espalhar cartazes com mensagens de incentivo e motivação pelos corredores, banheiros, murais e locais de grande circulação do colégio. Essa ação visava estimular o amor-próprio, a empatia e a compaixão entre os estudantes, mostrando que eles podem ser uma fonte de apoio uns para os outros.

Para levar a mensagem de prevenção e cuidado com a saúde mental a todos os alunos, não apenas do Ensino Médio, a equipe do projeto também organizou a entrega de mensagens positivas para todas as turmas, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Essas mensagens foram escritas por alunos voluntários e continham palavras de encorajamento, apoio e esperança.

A iniciativa do Liceu Contemporâneo foi muito bem recebida pela comunidade escolar. O engajamento dos alunos, professores e funcionários foi evidente, criando um ambiente de empatia e acolhimento. A direção do colégio ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental e a necessidade de se discutir abertamente sobre o tema, a fim de desmistificar o tabu em torno do suicídio.

Com a realização desse projeto durante o setembro Amarelo, o Liceu Contemporâneo mostra sua preocupação com o bem-estar dos seus alunos e reforça o compromisso em contribuir para uma sociedade cada vez mais solidária e consciente.

Equipe Liceu Contemporâneo