Olimpíada Brasileira de Física

Por meio da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) a Sociedade Brasileira de Física (SBF) em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreira científico-tecnológicas e prepara-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, a qualidade de nosso ensino com a de outras instituições nacionais.

Desde de 1999, a OBF é destinada a estudantes de ensino Fundamental e Ensino Médio, que são submetidos a questões teórico práticas, na avaliação de habilidades que envolvam raciocínio lógico, conceitos técnicos e instrumental sobre práticas experimentais de física básica.

Em 2018, a primeira fase da OBF contou novamente com a presenta dos alunos de Ensino Médio do Colégio Liceu Contemporâneo. Dê um total de 34 inscritos participantes desta primeira etapa, 6 alunos foram destaques, classificando-se para a segunda fase da olimpíada.

Por fim, o aluno JOÃO VITOR DE OLIVEIRA, 1º ano do Ensino Médio, classificou-se para a terceira e última fase da OBF, que será realizada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), em São Carlos – SP no próximo dia 27 de outubro de 2018.

Alunos Classificados – 2ª Fase:

Bruno Garbelini Zana

Gabriel Luchese Miluzzi do Carmo

João Eduardo Nascimento Pereira

João Vitor de Oliveira

Larissa Perussi de Castro

Vivian Berfatti Gazzola

Aluno Classificado – 3° Fase:

João Vitor de Oliveira

O resultado final será divulgado dia 27 de novembro de 2018 através do site http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2018