PROJETO DE VOLTA À ESCOLA

Liceu Contemporâneo realiza projeto DE VOLTA À ESCOLA, para trabalhar aspectos socioemocionais relacionados a pandemia.

Diante do cenário inédito que enfrentamos, o Liceu Contemporâneo recebeu neste ano de 2021, alunos que retornam para as atividades presenciais depois de 10 meses de afastamento das rotinas escolares tradicionais.

A complexidade das situações enfrentadas, frente à pandemia COVID-19, e das inúmeras consequências trazidas pelo afastamento social e acadêmico, criou a necessidade de desenvolver ações que trabalhassem aspectos socioemocionais, envolvidos em comportamentos que surgiram a partir da pandemia.

Como objetivo principal, estas ações pretendem a reconstrução de  atitudes positivas diante da vida, mas também  passaram a considerar a recuperação de posturas e compromissos escolares que, de alguma forma, foram enfraquecidos no período da suspensão das aulas presenciais.

O Projeto “DE VOLTA À ESCOLA”, desenvolvido para o período de retomada das atividades presenciais, será realizado com os segmentos do Ens. Fundamental II e Ensino Médio e contempla várias etapas. A primeira delas é realizar um diagnóstico por meio de pesquisa com os alunos e o mapeamento das situações mais significativas que dificultam o rendimento escolar. No segundo momento, os resultados serão compartilhados junto com o debate em torno dos problemas levantados.  O terceiro passo será o de compreender o caminho de volta, ou seja, levantar pontos de mudança para retomar a vida escolar, frente ao desejo de futuro; A última etapa  será realizada apenas para aqueles alunos encaminhados, que apresentarem um grau elevado de dificuldades e poderá inclusive, envolver os pais para ajudarem na resolução das dificuldades mais pessoais.

Sigam as salas de GSA, onde serão compartilhados os principais resultados levantados pela pesquisa e pelo projeto.