Qual a importância da Educação Midiática nas escolas?

A busca constante pela formação integral dos estudantes é a base da proposta pedagógica do Liceu Contemporâneo. Prezamos sempre pela qualidade acadêmica permeada por valores

Mas para garantir esta qualidade precisamos lembrar diariamente que a escola está inserida em um contexto de constantes transformações culturais, sociais e educacionais.

Educadores e pais enfrentam, todos os dias, a tarefa de educar as crianças e os jovens para o uso das tecnologias digitais.

Mas como todos sabemos, a maioria dos adultos não vivenciou esta realidade em suas infâncias, tornando nossa missão de educar ainda mais complexa.

Como acreditamos no papel formador da escola, nossa proposta é trazer para o contexto educacional a reflexão e a aprendizagem sobre a educação tecnológica e midiática, para auxiliarmos as famílias, bem como os professores.

Em nossa escola, este processo ganhou impulso durante o início da pandemia, quando os diferentes colaboradores, equipe pedagógica, alunos e famílias tiveram que se apropriar das funcionalidades de diferentes ferramentas digitais para garantir a continuidade do processo educativo.

No entanto, vivemos um momento de direcionamento de nossa proposta pedagógica para a etapa da transformação digital em que a tecnologia seja concebida como mediadora da autoria colaborativa dos educandos, professores e colaboradores da escola, valorizando o engajamento de ambos e superando a postura de consumidores de informações.

Desta forma, a busca pela implementação da tecnologia nas práticas pedagógicas e a conectividade nas salas de aula vai ao encontro à concepção da Educação 5.0, na qual o foco do uso dessas tecnologias no processo de formação é o desenvolvimento integral dos indivíduos, incluindo o socioemocional e a melhoria da qualidade de vida, numa proposta de ensino mais humano.

Assim como os valores humanos permeiam todas as ações educativas, o Liceu Contemporâneo propõe-se à conscientização e à formação da comunidade escolar para que a prática em sala de aula e em todos os ambientes escolares promova sempre os conhecimentos digitais e tecnológicos para potencializar as habilidades humanas e as relações entre pares, a fim de desenvolver competências como criatividade, trabalho colaborativo, gestão de problemas, fluidez na comunicação, empatia, tolerância às diferenças, entre outras.

Coordenação Pedagógica – Ensino Fundamental Anos Finais – Cássia Mara Ferreira – 2023.