Redações ENEM

No segundo semestre de 2017, as professoras de Língua Portuguesa do Liceu Contemporâneo, Dayane e Fernanda, desenvolveram uma atividade com alguns alunos do Ensino Médio que simulou a correção realizada pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em 2015, o exame propôs o tema “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”.  Os alunos tiveram a correção realizada pela professora Dayane e posteriormente suas redações foram corrigidos pela professora Fernanda. Assim, os discentes puderam compreender sobre as propostas cobradas pelo Enem, bem como saber o modo como as correções são realizadas.

Antes de escreverem os textos, a temática foi abordada de forma ampla, por meio de pesquisas fornecidas pelos discentes, apresentação de suas pesquisa, realização de discussões e ainda os alunos foram persuadidos a se prepararam para argumentar e defender seus posicionamentos como forma de avaliação curricular.

Salientamos que a aluna do 1º ano, Michele Fernandes de Oliveira,  entrevistou uma juíza de Ribeirão Preto e trouxe diversas informações sobre a situação atual da violência em relação a mulher em nossa sociedade. Além disso, outros profissionais também opinaram sobre a temática.

Destacamos os textos dos seguintes alunos:

1º ano

Arthur Ávila – arthur-avila.pdf (236 downloads)

Larissa Perussi de Castro – larissa-castro.pdf (192 downloads)

Michele Fernandes de Oliveira – michele-fernandes.pdf (240 downloads)

João Eduardo Nascimento Pereira – joão-eduardo.pdf (178 downloads)

Gabriel Luchese Minuzzi do Carmo – gabriel-miluzzi.pdf (180 downloads)

Giulia Coelho Siqueira – giulia-coelho.pdf (181 downloads)

2º ano

Gustavo Vinícius Alba – gustavo-alba.pdf (194 downloads)

Leonardo Massena Ladario – leonardo-de-mascena-ladario.pdf (192 downloads)

3º ano